ROBÔS NO CINEMA E TV
Um robô (ou robot) é um dispositivo, ou grupo de dispositivos, eletromecânicos ou biomecânicos capazes de realizar trabalhos de maneira autônoma ou pré-programada. Os robôs são comumente utilizados na realização de tarefas em locais mal iluminados, ou na realização de tarefas repetitivas, sujas ou perigosas para os seres humanos. Os robôs industriais utilizados nas linhas de produção são a forma mais comum de robôs.
Atualmente, encontramos robôs comerciais atuando como limpadores de pisos, cortadores de gramas, no tratamento de lixo tóxico, exploração espacial e subaquática, cirurgias, mineração, busca e resgate, localização de minas terrestres, nas áreas do entretenimento, tarefas residenciais entre outras.
Mas voltando, ao nosso tema inicial gostaria de relembrar de alguns personagens robóticos a seguir:
Desenho animado para a televisão - Os Jetsons produzida pela Hanna-Barbera. Rosie é a empregada doméstica robô da família. É um modelo fora-de-linha que os Jetsons amam e nunca trocariam por outro mais moderno. Rosie faz todo o trabalho de casa e também ajuda como babá.
Bender – Futurama — robô cruel, festeiro e carente de atenção movido a bebida alcólica viciado em jogo, charutos e burlesco. Adora falar a palavra bunda, é cleptomaníaco assumido, detesta humanos ( alguns acham que na verdade é inveja ), tem medo de abridores de latas, já foi membro da Máfia dos robôs e devido ao Álcool e as drogas tem tendência suicida.
Desenho da Hanna-barbera - Um garoto super inteligente chamado Bob Conroy criou um robô gigante chamado Frankenstein Jr. Bob com a ajuda de Frankenstein Jr. e seu pai combate o crime e salva o dia. Frankenstein Jr. era ativado por um anel usado por Bob.
Gigante de Ferro (1999) - Esta animação da Warner Bros. surpreendeu pelo enredo e pela qualidade dos traços, dignos de qualquer filme da Disney. A história se passa na década de 50 e retrata um garoto que encontra um robô gigante em um ferro-velho. Em pouco tempo, os dois se tornam melhores amigos, mas as brincadeiras devem ser escondidas para que o governo americano não descubra o gigante.
Westworld - Onde ninguém tem Alma - - Escrito e dirigido em 1973 por Michael Crichton (de Jurassic Park), mostrava num futuro tecnologicamente avançado, um parque temático que simulava o Velho Oeste e onde os habitantes eram robôs (andróides sintéticos) que atendiam aos desejos dos ricos visitantes do parque. Nesse Westworld, a graça era duelar contra robôs. Yul Brynner fazia o papel de um desses robôs, o vilão principal, programado para perder sempre. Só que um dia, ele sofre uma pane e tudo muda..
Sonny é a peça-chave da trama de “Eu, Robô”, filme estrelado por Will Smith e baseado na obra literária de Isaac Azimov, um dos mestres da ficção científica e o criador das “Três Leis da Robótica”. No longa-metragem, o androide é suspeito de matar o seu criador e de sentir emoções, elementos que contrariam a programação das máquinas.
Gort (O Dia em que a Terra Parou, 1951 e 2008) - Este icônico longa-metragem fez muito sucesso na década de 50. O enredo é baseado em um conto de Harry Bates, que narra a história de Klaatu, um alienígena que veio à Terra em uma missão de paz. Entretanto, o fenômeno assusta os terráqueos e um soldado acidentalmente dispara contra o extraterrestre, despertando a ira de Gort, o robô que o protege. O Título em inglês: The Day the Earth Stood Still.
Andrew Martin (O Homem Bicentenário, 2000) - Robin Williams interpretou o famoso androide bicentenário no início dos anos 2000, em uma narrativa que mistura drama com comédia. A história conta a relação de amizade entre um robô, que vai ganhando sentimentos, e uma mulher. Ao longo da narrativa, Andrew Martin vai deixando de lado sua parte máquina e abraça cada vez mais a personalidade humana.
Ash (Alien: O Oitavo Passageiro, 1979) - Em 1979, Ridley Scott criou uma obra-prima do terror. “Alien: O Oitavo Passageiro” é considerado um dos melhores filmes de horror da história. Os passageiros da Nostromo encontram uma forma de vida desconhecida que assombra a nave espacial. Contudo, o xenomorfo não é o único inimigo da tripulação.
T-800 (O Exterminador do Futuro, 1984) - “I’ll be back” Eu voltarei. Quem não conhece essa icônica frase, não é verdade? O T-800 é um dos robôs mais famosos de todos os tempos, protagonizando e antagonizando diversos filmes. Estrelado por Arnold Schwarzenegger, “O Exterminador do Futuro” marcou os anos 80. A trama do filme popularizou o medo de inteligências artificiais dominarem o planeta. Na sequência da série, o androide troca de lado e deve proteger John Connor, o futuro líder da resistência humana na guerra contra as máquinas. Se você gosta da franquia, pode conferir aqui a nossa análise de “O Exterminador do Futuro: Gênesis”.
David (I.A. – Inteligência Artificial, 2001) - Em 2001, o diretor Steven Spielberg aproveitou um projeto de Stanley Kubrick para produzir “I.A – Inteligência Artificial”. No enredo, conhecemos David (interpretado por Haley Joel Osment), um robô com inteligência artificial e sentimentos que vê o mundo mudar e morrer diante de sua existência eterna.
Bumblebee (Transformers, 2007) - O filme “Transformers”, de Michael Bay, consagrou e popularizou ainda mais a famosa franquia de robôs gigantes – que originalmente eram brinquedos da Hasbro. Entre os personagens mais icônicos da série,estão Bumblebee e Optimus Prime, capazes de se transformarem em um carro e em um caminhão, respectivamente.
Robô Gigante ou Giant Robo (ジャイアントロボ, Jaianto Robo) é uma franquia japonesa de mangá, tokusatsu e anime criada por Mitsuteru Yokoyama, em que o enorme robô com o mesmo nome como o título aparece. Produzida entre 11 de outubro de 1967 á 1 de abril de 1968 pela Toei Company e exibida pela NET TV com o total de 26 episódios e baseado em um mangá criado por Mitsuteru Yokoyama . A série conta as aventuras de um garoto que podia acionar um robô gigante através de um relógio de pulso . O robô tinha feições de uma esfinge, nos anos 90 ganhou versão em OVA .
Ultron (Os Vingadores: A Era de Ultron, 2015) - Criado para ser um sistema capaz de proteger a humanidade, Ultron saiu do controle de Tony Stark (interpretado por Robert Downey Jr.) e se tornou uma das maiores ameaças do planeta. O robô e o seu exército ameaçam a vida na Terra, mas os Vingadores tentam impedi-lo de alcançar seu objetivo. Contracenando com o androide maligno, temos o Visão, uma inteligência artificial que se alia aos heróis.
Pris (Blade Runner, 1982) - Ridley Scott entra mais uma vez nesta lista. Antes de produzir “Alien: O Oitavo Passageiro”, o diretor criou “Blade Runner”, o percussor do universo do xenomorfo. Na trama, vemos Rick Deckard (Harrison Ford) caçar quatro replicantes – robôs com inteligência, força e agilidade iguais às de um humano – foragidos na Terra.
Astro Boy (Tetsuwan Atomu, literalmente, "Poderoso Atom") é um mangá de Osamu Tezuka produzido de abril de 1952 a março de 1968, ganhando diversas adaptações para a televisão em anime. Por ter sido a primeira série animada exibida no Japão, tornou-se referência na área. As transmissões tiveram início a partir de 1963, com seu sucesso deram origem à indústria japonesa de animação.
Wall-E - O simpático robozinho da Pixar. Wall-E protagonizou o filme homônimo do estúdio de animação. Na trama, a humanidade deixou a Terra para viver em uma espaçonave por conta da poluição. No planeta, vive apenas o protagonista do longa, que deve empacotar e reciclar todo o lixo.
Baymax (Operação Big Hero, 2014) - Operação Big Hero foi uma das melhores animações do ano de 2014. A trama conta a aventura de Hiro Hamada e um dos seus melhores amigos, Baymax, um robô médico que se torna um herói da equipe Big Hero 6. O destaque do androide são o seu formato e a sua inocência. De acordo com o próprio Baymax, ele foi projetado para ser inocente e abraçável.
C-3PO e R2-D2 (Star Wars Episódio IV, 1977) - C-3PO e R2-D2 podem não ser os mais antigos da lista, mas sem dúvidas são os mais famosos. Os dois personagens surgiram em “Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança”, o primeiro título da série.
O C-3PO é um equipamento de protocolo responsável por traduzir e ajudar em relações sociais, enquanto R2-D2 é perito em manutenção de espaçonaves. O grande destaque dos dois é a relação de amor e ódio que eles mantêm na jornada. E o mais novo robôzinho da história da saga Star Wars - Mini Robô Star Wars Droid BB-8 no filme O Despertar da Força (2015).
Robby (Forbidden Planet, 1956) - Robby é um dos mais antigos androides das telas de cinema. O personagem foi responsável por introduzir o conceito de máquinas com personalidade. Apesar de estrear nos filmes “Forbidden Planet” e “The Invisible Boy”, o androide deu as caras em dezenas de longas-metragens, séries e comerciais. Este Androide apareceu em episódios de “Além da Imaginação” e “Perdidos no Espaço” e obras cinematográficas, como “Star Wars Episódio I”, “Gremlins” e muitas outras. Após o sucesso do robô, a MGM licenciou a figura e lançou uma linha de brinquedos de Robby.
Na série de TV Buck Rogers, um astronauta militar do século XX, é acidentalmente congelado durante uma missão espacial em 1987 e desperta no século XXV, passando a atuar como patrulheiro. Era auxiliado por um robô atrapalhado, Twiki (dublado originalmente por Mel Blanc na primeira temporada) e pelo computador Dr. Theopolis.
Metrópolis (1927) - O diretor Fritz Lang fez uma obra-prima, na qual um dos protagonistas é o androide Maschinenmensch (Brigitte Helm). O Maschinenmensch é chamado por vários nomes no filme: Parody, Ultima, Futura, Robotrix, Maria (falsa) e Hel. O desenhista Walter Schultze Mittendorff, é o criador do robô de Metrópolis. Ele usou um material de plástico, para esculpir o robô através de um modelo da atriz Brigitte Helm. Usou um spray para a pintura, dando-lhe a aparência de metal polido.
RoboCop é um filme americano de 1987, de ação e ficção científica, realizado por Paul Verhoeven e escrito por Edward Neumeier e Michael Miner. A ação decorre num futuro próximo na cidade de Detroit, Michigan, profundamente corroída pelo crime. RoboCop centra-se na história de um policial, Alex Murphy (Weller), que é brutalmente assassinado por um grupo de criminosos, e subsequentemente é revivido pela Omni Consumer Products (OCP), como um ciborgue força da lei conhecido como "RoboCop". Lançado uma nova versão em 2014.
Short Circuit: O Incrível Robô (1986) - Atingido por um raio, o robô conhecido apenas como “Número 5” escapa de uma empresa de eletrônica experimental. Newton Crosby (Steve Guttenberg) e seu assistente Ben Jabituya (Fisher Stevens) são convocados para tentar localizá-lo. Nº 5 encontra a ecologista Stephanie Speck (Ally Sheedy), esperando ensinar tudo para o “alienígena”, ela preenche o banco de memória de Nº 5 com cultura pop e é aí que começa a confusão.
Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato (1996) - Esse filme conta com um dos personagens mais carismático da saga Star Trek - A nova geração. O androide Data interpretado pelo ator Brent Spiner. Segundo Oficial da Enterpris.
Alien – A Ressurreição (1997) - Annalee Call (mais conhecido como simplesmente chamada) interpretada por Winona Ryder. Uma agente secreta, abordo do cargueiro Betty. Uma androide Auton da segunda geração (máquinas fabricadas por máquinas) Sua missão matar Ripley 8 o clone de Ellen Ripley personagem de Sigourney Weaver.
Perdidos no Espaço – Lost in Space - Série de TV - Perdidos no Espaço é um seriado de televisão, produzido entre os anos de
1965 e 1968, que conta as aventuras da família Robinson no espaço, a
bordo da nave Júpiter 2, juntamente com o Robô B9 e o Dr. Zachary Smith
(Jonathan Harris). O robô B-9 (cujo nome completo é “Class M-3 General Utility Non-Theorizing Environmental Control Robot”) auxilia o grupo de heróis nas mais diversas tarefas enquanto exibe funções bastante interessantes. A principal característica do B-9 é seu sensor capaz de analisar os mais diversos fenômenos e alertá-lo sempre que houver um perigo iminente. Em 1998 foi lançado um filme.
Matrix (1999) - As sentinelas de Matrix. Thomas A. Anderson é um entre os milhões de seres humanos adormecidos. Neuralmente conectado à Matrix ignorava que o mundo em que vivia é diferente do que parece. Nesse mundo simulado, ele vive uma vida dupla. Nas suas atividades legais, ele é um tranquilo programador para a “respeitável companhia de software” Metacortex. Mas Anderson também é um hacker de computador, que penetra em sistemas de computador ilegalmente e rouba informações, sob o seu apelido hacker de “Neo”. Durante a sua vida como um hacker, Anderson descobre algo conhecido apenas como a “Matrix”. E é descrita por Morpheus como uma vaga intuição de que Neo teve durante toda a sua vida: “que há algo de errado com o mundo”.
X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido (2014) - Wolverine viajando no tempo para 1973 tentando impedir um futuro onde os mutantes foram exterminados pelos robôs Sentinelas.
Chappie (2015) - Em um futuro próximo, uma opressiva força policial mecanizada é encarregada de patrulhar as ruas e controlar o crime em Joanesburgo, África do Sul. Um dos androides da força policial é roubado e reprogramado com o intuito de ser utilizado como arma pelos criminosos. Ao ser reprogramado, o androide se torna Chappie, o primeiro robô com capacidade de pensar e sentir por si mesmo. Sharlto Copley interpreta o robô Chappie.
Os cylons (ou cilônios, como eram chamados na dublagem da série original no Brasil) constituem uma civilização malévola em guerra com as doze colônias da Humanidade no filme e na série de TV Battlestar Galactica, na série original de 1978/1980, bem como na "releitura" de 2003-2009. A palavra "cylon" foi criada na produção original e é pronunciada "sáilon".
Robôs (2005) - Rodney Lataria (Reynaldo Gianecchini) é um robô que tem um dom para inventar máquinas, que trabalha com seu pai lavando pratos. Sonhando em conhecer seu ídolo, o Grande Soldador (José Santa Cruz), Rodney decide partir em uma viagem rumo a Robópolis. Porém, ao chegar na cidade, ele percebe que sua busca será mais difícil do que imaginava. Logo Rodney se torna amigo dos Enferrujados, um grupo de robôs de rua que sabe se virar e que acaba por abrigá-lo. Tentando encontrar o Grande Soldador e mantendo seu ideal em fazer um mundo melhor, ele enfrenta situações que podem pôr em risco a própria existência de Robópolis.
Círculo de Fogo (2013 ‧ Ação/Ficção científica) - Quando várias criaturas monstruosas, conhecidas como Kaiju, começam a emergir do mar, tem início uma batalha entre estes seres e os humanos. Para combatê-los, a humanidade desenvolve uma série de robôs gigantescos, os Jaegers, cada um controlado por duas pessoas por meio de uma conexão neural. Entretanto, mesmo os Jaegers se mostram insuficientes para derrotar os Kaiju. Diante deste cenário, a última esperança é um velho robô, que passa a ser comandado por um antigo piloto e uma estagiária.
Gigantes de Aço (2011) - Em um futuro próximo, as máquinas substituem os homens no ringue. As lutas de boxe, nesse contexto, acontecem entre robôs de alta tecnologia. Charlie, um ex-lutador frustrado, não consegue se adaptar. Quando tudo parece perdido, ele se une ao filho para construir um competidor imbatível.
Na série de TV de ficção científica Viagem ao Fundo do Mar no Brasil (Voyage to the Bottom of the Sea) baseada no filme de mesmo nome, estrelada por Richard Basehart, como o Almirante Nelson, e David Hedison, como o Capitão Crane. A série contava as venturas e desventuras do submarino Seaview em suas missões. No capítulo intitulado "O Homem Mecânico" com a participação do ator James Darren atuando como um robô na forma humana muito inteligente. Outro capítulo relacionado com robôs é "O Cyborg".
=======================================================================
Caso tenham sugestões ou lembrem de algum outro filme ou desenho com robôs que poderiam ser incluídos aqui neste espaço peço por favor que comentem no blog a respeito. Um Grande Abraço a Todos.
Os filmes e seriados de tv de ficção científica sempre me fascinaram com uma visão futurista de viagens espaciais, viagens através do tempo e das diversas dimensões limitadas tão somente pela imaginação humana. Nestes filmes, seriados e até mesmo em desenhos animados encontramos a figura fantástica dos robôs ou "robots". O mais interessante é que muitos destas máquinas inteligentes (malignas ou não) são elaboradas para se assemlharem muito com o seu criador "o Homem".
A palavra "Andróide" serve para designar qualquer ser que tenha a forma de um homem, porém devido ao seu uso em diversas obras de ficção científica, o termo
passou a ser usado mais específicamente para descrever robôs com
aparência humana. O mesmo não ocorreu com o termo ginoide, sendo muito
poucos os livros e filmes a usarem esse termo para descrever robôs com
aparência de mulher. Assim, o termo androide acaba sendo usado também
para descrever os robôs de forma feminina também.
O termo robô tem origem na palavra tcheca robota, que significa “trabalho forçado”. O robô presente no imaginário mundial teve origem numa peça do dramaturgo Karel Čapek, na qual existia um autômato forma humana, capaz de fazer tudo em lugar do homem, ou seja, um verdadeiro escravo eletromecânico.
Um robô (ou robot) é um dispositivo, ou grupo de dispositivos, eletromecânicos ou biomecânicos capazes de realizar trabalhos de maneira autônoma ou pré-programada. Os robôs são comumente utilizados na realização de tarefas em locais mal iluminados, ou na realização de tarefas repetitivas, sujas ou perigosas para os seres humanos. Os robôs industriais utilizados nas linhas de produção são a forma mais comum de robôs.
Atualmente, encontramos robôs comerciais atuando como limpadores de pisos, cortadores de gramas, no tratamento de lixo tóxico, exploração espacial e subaquática, cirurgias, mineração, busca e resgate, localização de minas terrestres, nas áreas do entretenimento, tarefas residenciais entre outras.
Mas voltando, ao nosso tema inicial gostaria de relembrar de alguns personagens robóticos a seguir:
Desenho animado para a televisão - Os Jetsons produzida pela Hanna-Barbera. Rosie é a empregada doméstica robô da família. É um modelo fora-de-linha que os Jetsons amam e nunca trocariam por outro mais moderno. Rosie faz todo o trabalho de casa e também ajuda como babá.
Bender – Futurama — robô cruel, festeiro e carente de atenção movido a bebida alcólica viciado em jogo, charutos e burlesco. Adora falar a palavra bunda, é cleptomaníaco assumido, detesta humanos ( alguns acham que na verdade é inveja ), tem medo de abridores de latas, já foi membro da Máfia dos robôs e devido ao Álcool e as drogas tem tendência suicida.
Desenho da Hanna-barbera - Um garoto super inteligente chamado Bob Conroy criou um robô gigante chamado Frankenstein Jr. Bob com a ajuda de Frankenstein Jr. e seu pai combate o crime e salva o dia. Frankenstein Jr. era ativado por um anel usado por Bob.
Gigante de Ferro (1999) - Esta animação da Warner Bros. surpreendeu pelo enredo e pela qualidade dos traços, dignos de qualquer filme da Disney. A história se passa na década de 50 e retrata um garoto que encontra um robô gigante em um ferro-velho. Em pouco tempo, os dois se tornam melhores amigos, mas as brincadeiras devem ser escondidas para que o governo americano não descubra o gigante.
Westworld - Onde ninguém tem Alma - - Escrito e dirigido em 1973 por Michael Crichton (de Jurassic Park), mostrava num futuro tecnologicamente avançado, um parque temático que simulava o Velho Oeste e onde os habitantes eram robôs (andróides sintéticos) que atendiam aos desejos dos ricos visitantes do parque. Nesse Westworld, a graça era duelar contra robôs. Yul Brynner fazia o papel de um desses robôs, o vilão principal, programado para perder sempre. Só que um dia, ele sofre uma pane e tudo muda..
Sonny é a peça-chave da trama de “Eu, Robô”, filme estrelado por Will Smith e baseado na obra literária de Isaac Azimov, um dos mestres da ficção científica e o criador das “Três Leis da Robótica”. No longa-metragem, o androide é suspeito de matar o seu criador e de sentir emoções, elementos que contrariam a programação das máquinas.
Gort (O Dia em que a Terra Parou, 1951 e 2008) - Este icônico longa-metragem fez muito sucesso na década de 50. O enredo é baseado em um conto de Harry Bates, que narra a história de Klaatu, um alienígena que veio à Terra em uma missão de paz. Entretanto, o fenômeno assusta os terráqueos e um soldado acidentalmente dispara contra o extraterrestre, despertando a ira de Gort, o robô que o protege. O Título em inglês: The Day the Earth Stood Still.
Andrew Martin (O Homem Bicentenário, 2000) - Robin Williams interpretou o famoso androide bicentenário no início dos anos 2000, em uma narrativa que mistura drama com comédia. A história conta a relação de amizade entre um robô, que vai ganhando sentimentos, e uma mulher. Ao longo da narrativa, Andrew Martin vai deixando de lado sua parte máquina e abraça cada vez mais a personalidade humana.
Ash (Alien: O Oitavo Passageiro, 1979) - Em 1979, Ridley Scott criou uma obra-prima do terror. “Alien: O Oitavo Passageiro” é considerado um dos melhores filmes de horror da história. Os passageiros da Nostromo encontram uma forma de vida desconhecida que assombra a nave espacial. Contudo, o xenomorfo não é o único inimigo da tripulação.
T-800 (O Exterminador do Futuro, 1984) - “I’ll be back” Eu voltarei. Quem não conhece essa icônica frase, não é verdade? O T-800 é um dos robôs mais famosos de todos os tempos, protagonizando e antagonizando diversos filmes. Estrelado por Arnold Schwarzenegger, “O Exterminador do Futuro” marcou os anos 80. A trama do filme popularizou o medo de inteligências artificiais dominarem o planeta. Na sequência da série, o androide troca de lado e deve proteger John Connor, o futuro líder da resistência humana na guerra contra as máquinas. Se você gosta da franquia, pode conferir aqui a nossa análise de “O Exterminador do Futuro: Gênesis”.
David (I.A. – Inteligência Artificial, 2001) - Em 2001, o diretor Steven Spielberg aproveitou um projeto de Stanley Kubrick para produzir “I.A – Inteligência Artificial”. No enredo, conhecemos David (interpretado por Haley Joel Osment), um robô com inteligência artificial e sentimentos que vê o mundo mudar e morrer diante de sua existência eterna.
Bumblebee (Transformers, 2007) - O filme “Transformers”, de Michael Bay, consagrou e popularizou ainda mais a famosa franquia de robôs gigantes – que originalmente eram brinquedos da Hasbro. Entre os personagens mais icônicos da série,estão Bumblebee e Optimus Prime, capazes de se transformarem em um carro e em um caminhão, respectivamente.
Robô Gigante ou Giant Robo (ジャイアントロボ, Jaianto Robo) é uma franquia japonesa de mangá, tokusatsu e anime criada por Mitsuteru Yokoyama, em que o enorme robô com o mesmo nome como o título aparece. Produzida entre 11 de outubro de 1967 á 1 de abril de 1968 pela Toei Company e exibida pela NET TV com o total de 26 episódios e baseado em um mangá criado por Mitsuteru Yokoyama . A série conta as aventuras de um garoto que podia acionar um robô gigante através de um relógio de pulso . O robô tinha feições de uma esfinge, nos anos 90 ganhou versão em OVA .
Ultron (Os Vingadores: A Era de Ultron, 2015) - Criado para ser um sistema capaz de proteger a humanidade, Ultron saiu do controle de Tony Stark (interpretado por Robert Downey Jr.) e se tornou uma das maiores ameaças do planeta. O robô e o seu exército ameaçam a vida na Terra, mas os Vingadores tentam impedi-lo de alcançar seu objetivo. Contracenando com o androide maligno, temos o Visão, uma inteligência artificial que se alia aos heróis.
Pris (Blade Runner, 1982) - Ridley Scott entra mais uma vez nesta lista. Antes de produzir “Alien: O Oitavo Passageiro”, o diretor criou “Blade Runner”, o percussor do universo do xenomorfo. Na trama, vemos Rick Deckard (Harrison Ford) caçar quatro replicantes – robôs com inteligência, força e agilidade iguais às de um humano – foragidos na Terra.
Astro Boy (Tetsuwan Atomu, literalmente, "Poderoso Atom") é um mangá de Osamu Tezuka produzido de abril de 1952 a março de 1968, ganhando diversas adaptações para a televisão em anime. Por ter sido a primeira série animada exibida no Japão, tornou-se referência na área. As transmissões tiveram início a partir de 1963, com seu sucesso deram origem à indústria japonesa de animação.
Wall-E - O simpático robozinho da Pixar. Wall-E protagonizou o filme homônimo do estúdio de animação. Na trama, a humanidade deixou a Terra para viver em uma espaçonave por conta da poluição. No planeta, vive apenas o protagonista do longa, que deve empacotar e reciclar todo o lixo.
Baymax (Operação Big Hero, 2014) - Operação Big Hero foi uma das melhores animações do ano de 2014. A trama conta a aventura de Hiro Hamada e um dos seus melhores amigos, Baymax, um robô médico que se torna um herói da equipe Big Hero 6. O destaque do androide são o seu formato e a sua inocência. De acordo com o próprio Baymax, ele foi projetado para ser inocente e abraçável.
C-3PO e R2-D2 (Star Wars Episódio IV, 1977) - C-3PO e R2-D2 podem não ser os mais antigos da lista, mas sem dúvidas são os mais famosos. Os dois personagens surgiram em “Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança”, o primeiro título da série.
O C-3PO é um equipamento de protocolo responsável por traduzir e ajudar em relações sociais, enquanto R2-D2 é perito em manutenção de espaçonaves. O grande destaque dos dois é a relação de amor e ódio que eles mantêm na jornada. E o mais novo robôzinho da história da saga Star Wars - Mini Robô Star Wars Droid BB-8 no filme O Despertar da Força (2015).
2001 – Uma Odisseia no Espaço (1968)
Na série de TV Buck Rogers, um astronauta militar do século XX, é acidentalmente congelado durante uma missão espacial em 1987 e desperta no século XXV, passando a atuar como patrulheiro. Era auxiliado por um robô atrapalhado, Twiki (dublado originalmente por Mel Blanc na primeira temporada) e pelo computador Dr. Theopolis.
Metrópolis (1927) - O diretor Fritz Lang fez uma obra-prima, na qual um dos protagonistas é o androide Maschinenmensch (Brigitte Helm). O Maschinenmensch é chamado por vários nomes no filme: Parody, Ultima, Futura, Robotrix, Maria (falsa) e Hel. O desenhista Walter Schultze Mittendorff, é o criador do robô de Metrópolis. Ele usou um material de plástico, para esculpir o robô através de um modelo da atriz Brigitte Helm. Usou um spray para a pintura, dando-lhe a aparência de metal polido.
RoboCop é um filme americano de 1987, de ação e ficção científica, realizado por Paul Verhoeven e escrito por Edward Neumeier e Michael Miner. A ação decorre num futuro próximo na cidade de Detroit, Michigan, profundamente corroída pelo crime. RoboCop centra-se na história de um policial, Alex Murphy (Weller), que é brutalmente assassinado por um grupo de criminosos, e subsequentemente é revivido pela Omni Consumer Products (OCP), como um ciborgue força da lei conhecido como "RoboCop". Lançado uma nova versão em 2014.
Short Circuit: O Incrível Robô (1986) - Atingido por um raio, o robô conhecido apenas como “Número 5” escapa de uma empresa de eletrônica experimental. Newton Crosby (Steve Guttenberg) e seu assistente Ben Jabituya (Fisher Stevens) são convocados para tentar localizá-lo. Nº 5 encontra a ecologista Stephanie Speck (Ally Sheedy), esperando ensinar tudo para o “alienígena”, ela preenche o banco de memória de Nº 5 com cultura pop e é aí que começa a confusão.
Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato (1996) - Esse filme conta com um dos personagens mais carismático da saga Star Trek - A nova geração. O androide Data interpretado pelo ator Brent Spiner. Segundo Oficial da Enterpris.
Alien – A Ressurreição (1997) - Annalee Call (mais conhecido como simplesmente chamada) interpretada por Winona Ryder. Uma agente secreta, abordo do cargueiro Betty. Uma androide Auton da segunda geração (máquinas fabricadas por máquinas) Sua missão matar Ripley 8 o clone de Ellen Ripley personagem de Sigourney Weaver.
X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido (2014) - Wolverine viajando no tempo para 1973 tentando impedir um futuro onde os mutantes foram exterminados pelos robôs Sentinelas.
Chappie (2015) - Em um futuro próximo, uma opressiva força policial mecanizada é encarregada de patrulhar as ruas e controlar o crime em Joanesburgo, África do Sul. Um dos androides da força policial é roubado e reprogramado com o intuito de ser utilizado como arma pelos criminosos. Ao ser reprogramado, o androide se torna Chappie, o primeiro robô com capacidade de pensar e sentir por si mesmo. Sharlto Copley interpreta o robô Chappie.
Os cylons (ou cilônios, como eram chamados na dublagem da série original no Brasil) constituem uma civilização malévola em guerra com as doze colônias da Humanidade no filme e na série de TV Battlestar Galactica, na série original de 1978/1980, bem como na "releitura" de 2003-2009. A palavra "cylon" foi criada na produção original e é pronunciada "sáilon".
Robôs (2005) - Rodney Lataria (Reynaldo Gianecchini) é um robô que tem um dom para inventar máquinas, que trabalha com seu pai lavando pratos. Sonhando em conhecer seu ídolo, o Grande Soldador (José Santa Cruz), Rodney decide partir em uma viagem rumo a Robópolis. Porém, ao chegar na cidade, ele percebe que sua busca será mais difícil do que imaginava. Logo Rodney se torna amigo dos Enferrujados, um grupo de robôs de rua que sabe se virar e que acaba por abrigá-lo. Tentando encontrar o Grande Soldador e mantendo seu ideal em fazer um mundo melhor, ele enfrenta situações que podem pôr em risco a própria existência de Robópolis.
Círculo de Fogo (2013 ‧ Ação/Ficção científica) - Quando várias criaturas monstruosas, conhecidas como Kaiju, começam a emergir do mar, tem início uma batalha entre estes seres e os humanos. Para combatê-los, a humanidade desenvolve uma série de robôs gigantescos, os Jaegers, cada um controlado por duas pessoas por meio de uma conexão neural. Entretanto, mesmo os Jaegers se mostram insuficientes para derrotar os Kaiju. Diante deste cenário, a última esperança é um velho robô, que passa a ser comandado por um antigo piloto e uma estagiária.
Gigantes de Aço (2011) - Em um futuro próximo, as máquinas substituem os homens no ringue. As lutas de boxe, nesse contexto, acontecem entre robôs de alta tecnologia. Charlie, um ex-lutador frustrado, não consegue se adaptar. Quando tudo parece perdido, ele se une ao filho para construir um competidor imbatível.
Na série de TV de ficção científica Viagem ao Fundo do Mar no Brasil (Voyage to the Bottom of the Sea) baseada no filme de mesmo nome, estrelada por Richard Basehart, como o Almirante Nelson, e David Hedison, como o Capitão Crane. A série contava as venturas e desventuras do submarino Seaview em suas missões. No capítulo intitulado "O Homem Mecânico" com a participação do ator James Darren atuando como um robô na forma humana muito inteligente. Outro capítulo relacionado com robôs é "O Cyborg".
=======================================================================
Caso tenham sugestões ou lembrem de algum outro filme ou desenho com robôs que poderiam ser incluídos aqui neste espaço peço por favor que comentem no blog a respeito. Um Grande Abraço a Todos.
Comentários
Postar um comentário