CHOQUE ELÉTRICO - PARTE 2



Para aqueles que  já tiveram a experiência negativa de sofrer um choque elétrico, mesmo sem apresentar aparentemente problemas de saúde depois disto, muito provavelmente, se questionados, não gostariam de passar por esta mesma situação novamente.

Mas afinal de contas, como podemos conceituar o que é o Choque Elétrico?
O Choque elétrico pode ser definido como sendo uma perturbação de natureza e efeitos diversos que se manifesta no corpo humano, quando é submetido a passagem de uma corrente elétrica. O corpo humano se comporta como um condutor de energia elétrica, apresentando inclusive uma Resistência.

 O choque elétrico pode acarretar contrações violentas dos músculos, parada respiratória, parada cardíaca (fibrilação ventricular), e lesões como queimaduras podendo inclusive ser fatal.  O choque elétrico também pode acarretar como consequências indiretas as quedas e batidas. Exemplo: A pessoa está no alto da escada trocando uma lâmpada quando é surpreendido por um choque elétrico e acaba caindo no chão e se machucando.


Para que se possa existir um fluxo de corrente elétrica percorrendo um condutor ou um corpo é necessário que este condutor faça parte de um circuito fechado de maneira que a corrente saia da fonte geradora de energia percorrendo todo o circuito e depois retornando a fonte. Neste caso o corpo tem de estar submetido a uma D.D.P. - Diferença de Potencial Elétrico (vide figura abaixo) para que se tenha uma corrente elétrica fluindo da tomada para a terra.



No exemplo, a corrente elétrica irá fluir do maior potencial (tomada) para o menor potencial elétrico (Solo - Terra), percorrendo o caminho mais curto ou de menor oposição (resistência corporal).

Alguns fatores podem aumentar a gravidade do choque elétrico, tais como:

- caminho percorrido pela corrente elétrica no corpo;
- intensidade da corrente;
- característica da corrente elétrica;
- tempo de exposição a passagem da corrente;
- resistência elétrica do corpo humano.




Possíveis caminhos para a corrente elétrica no Corpo Humano:

Na figura temos o caminho que a corrente percorre no acidentado pelo choque e os valores percentuais de corrente que passa no coração: 
A- da cabeça para o pé direito  - 9,7%.
B - da mão direita para o pé esquerdo - 7,9%.
C - da mão direita para a mão esquerda - 1,8%.
D - da cabeça para a mão esquerda - 1,8%.
E - 0%.

EM CONSTRUÇÃO




Comentários

Postagens mais visitadas