SAUDOTECA - NACIONAL KID
Nos anos 60, mais precisamente em 1968 eu tinha apensas 7 anos de idade e um dos maiores super-heróis da época, que marcou minha geração infantil era um ser extraterrestre vindo da galáxia de Andrômeda no espaço sideral. Amante da Paz e da Justiça, NATIONAL KID. O Herói japonês que voava nas televisões valvuladas em preto e branco em todo o Brasil na época.
Criação (Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/National_Kid)
National Kid (ナショナルキッド, Nashônaru Kiddo em japonês) é uma série japonesa de tokusatsu que foi exibida no Japão de 4 de agosto de 1960 a 27 de abril de 1961.
O seriado foi criado em 1960, por encomenda, com a finalidade de servir de merchandising para a fábrica de eletrodomésticos National Electronics Inc., atual Panasonic. A tarefa de criação foi entregue ao mangaka (cartunista que desenha Mangás) Daiji Kazumine, o mesmo que algum tempo depois, adaptaria para os mangás, outro herói espacial, Spectreman.
A dublagem original apresentada nos anos 60 tinha como frases de abertura: "Mais veloz que o jato, mais duro que o aço, super-homem invencível, cavaleiro da paz e da justiça, NACIONAL KID!"
Dois atores protagonizaram o personagem de National Kid: Ichiro Kojima iniciou o seriado, substituído por Shiutaro Tatsumi a partir da história "O Império Subterrâneo".
O seriado é composto de 39 episódios distribuídos em cinco histórias narradas em episódios (assim como as novelas de tv):
- Os Incas Venusianos;
- Os Seres Abissais;
- O Império Subterrâneo;
- O Mistério do Garoto Espacial;
- Os Zarrocos do Espaço.
Os primeiros inimigos da humanidade vieram também do espaço. Eram os temíveis Incas Venusianos. Deram muito trabalho ao Nacional Kid. Os efeitos especiais na época eram bem interessantes. Lembrem-se de que na década de 60 não existiam microcomputadores, nem celulares e nem tão pouco a internet.
Nacional Kid foi o antecessor de diversos outros super-heróis japoneses que surgiriam depois tais como Ultraman, Ultraseven, Robô Gigante, Esper, Jiraya dentre tantos outros. Nesta série podemos perceber claramente a importância do convívio familiar. As crianças tinham um papel importante na trama. Eles se comportavam como verdadeiros detetives mirins e sempre se envolviam em situações de perigo. As crianças usavam um radio de pilha para poder acionar o Herói nos casos de emergência que de alguma forma captava os sinais de rádio e aparecia no último instante para salvar o dia.Disco Voador Nave mãe dos Incas Venusianos.
Primeira aparição e combate com os terríveis Incas Venusianos. Esses vilões estavam ameaçando as crianças quando foram surpreendidos pelo Nacional Kid.
Observem nesta cena dentro da nave mãe dos Incas Venusianos a Suástica, simbolo da civilização destes seres espaciais. Na série os Incas cultuavam o Deus chamado de AWIKA.
Nacional Kid tinha assim como o Super-homem também uma identidade secreta. Ele era um professor cientista chamado Massao Hata. Uma cena que não me sai da memória era a do menino que escreveu para o nacional kid uma carta e o heroi foi pessoalmente visitá-lo. O menino se encontrava enfermo numa cadeira de rodas. Foi um momento mágico em que um Super herói que todo Mundo admirava vai até aquele menino e o convida a passear com ele voando por sobre a cidade. Muitas crianças naquela época gostariam de estar no lugar daquele personagem.
Quando retornou do voo Nacional Kid incentivou o menino a superar suas dificuldades e com fé o menino conseguiu dar os primeiros passos rumo a sua recuperação.
Vestido com roupa espacial, capacete, máscara, capa, luva e com uma grande letra "N" estampado no peito, nosso herói salvava a todos e era auxiliado (ou atrapalhado) por vários personagens. O que caracterizava este super-herói era o seu modo de voar. Diferente de outros super heróis da época ele voava com os braços abertos. Com duas pistolas que emitiam apenas um tipo de raio de luz, colocava fora de combate os seus adversários. Suas lutas corporais com seus adversários eram verdadeiras danças, e ele é um dos precursores das lutas marciais vistas hoje nos filmes do gênero.
National Kid foi exibido pela primeira vez no Brasil em 1964, pela TV Record, tendo a dublagem feita pelo estúdio AIC, em São Paulo (um incêndio nos arquivos da TV Record destruiu as fitas de National Kid e a única coisa que restou dessa antiga dublagem foi a abertura da série. Foi muito popular no Brasil, e foi reprisado várias vezes por outras emissoras, como a TV Rio e Rede Globo antes de 1970.
Anos mais tarde, a série foi redublada e alcançou nova popularidade no Brasil na década de 90 tendo os seus episódios lançados em VHS pela Sato Company. Em 2002, a série foi relançada em DVD, também pela Sato Company, e em 2009, teve um novo relançamento em DVD, dessa vez através da Focus Filmes. Toda a série está hoje em dia disponível em 7 DVDs, embora faltando algumas cenas, por exemplo falta a cena do garoto paralítico, logo na série inicial dos incas, que Nacional Kid leva para voar. Esta coleção tem a vantagem de ter o som original em japonês em alguns episódios (como "Os Incas Venusianos", etc).
(Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/National_Kid)
================================================================
Se você também assistia quando criança o seriado de TV do Nacional Kid em preto e branco naqueles televisores valvulados montados em móveis e gostava das aventuras do herói e das ciranças detetives mirins queo ajudavam, compartilhe seu comentário a respeito.
Ótimo filme
ResponderExcluirCompartilha e curti, se inscreva no canal galera! http://youtu.be/cENqd6xFNCI
ResponderExcluir