HISTÓRIA DA ELETRICIDADE - PARTE 6
NIKOLA TESLA
Sem dúvida alguma assim como Thomas Alva Edison, Nikola Tesla era verdadeiramente um gênio tecnológico. Praticamente todo o sistema elétrico moderno deve sua existência a genialidade deste engenheiro eletricista. Nikola Tesla (em sérvio: Nikola Tesla ou Никола Тесла) (1856 -1943) foi um inventor nos campos da engenharia mecânica e electrotécnica, de etnia sérvia nascido na aldeia de Smiljan, Vojna Krajina, no território da atual Croácia. Era súdito do Império Austríaco por nascimento e mais tarde tornou-se um cidadão estadunidense. Tesla é muitas vezes descrito como um importante cientista e inventor da modernidade, um homem que "espalhou luz sobre a face da Terra". É mais conhecido pelas suas muitas contribuições revolucionárias no campo do electromagnetismo no fim do século XIX e início do século XX. As patentes de Tesla e o seu trabalho teórico formam as bases dos modernos sistemas de potência elétrica em corrente alternada (AC), incluindo os sistemas polifásicos de distribuição de energia e o motor AC, com os quais ajudou na introdução da Segunda Revolução Industrial.
Depois da sua demonstração de transmissão sem fios (rádio) em 1894 e após ser o vencedor da "Guerra das Correntes", tornou-se largamente respeitado como um dos maiores engenheiros eletrotécnicos que trabalhavam nos EUA. Muitos dos seus primeiros trabalhos foram pioneiros na moderna engenharia electrotécnica e muitas das suas descobertas foram importantes a desbravar caminho para o futuro. Durante este período, nos Estados Unidos, a fama de Tesla rivalizou com a de qualquer outro inventor ou cientista da história e cultura popular, mas devido à sua personalidade excêntrica e às suas afirmações aparentemente bizarras e inacreditáveis sobre possíveis desenvolvimentos científicos, Tesla caiu eventualmente no ostracismo e era visto como um cientista louco. Nunca tendo dado muita atenção às suas finanças, Tesla morreu empobrecido aos 86 anos.
Tesla com uma lampada acesa através a aplicação prática do seu conceito de eletricidade sem fio
A unidade do Sistema Internacional de Unidades (SI) que mede a densidade do fluxo magnético ou a indução eletromagnética (geralmente conhecida como campo magnético "B"), o Tesla, foi nomeada em sua honra (na Conférence Générale des Poids et Mesures, Paris, 1960), assim como o efeito Tesla da transmissão sem-fio de energia para aparelhos eletrônicos com energia sem fio, que Tesla demonstrou numa escala menor (lâmpadas elétricas) já em 1893 e aspirava usar para a transmissão intercontinental de níveis industriais de energia no seu projeto inacabado da Wardenclyffe Tower.
Wardenclyffe Tower
À parte os seus trabalhos em eletromagnetismo e engenharia eletromecânica, Tesla contribuiu em diferentes medidas para o estabelecimento da robótica, controle remoto, radar e ciência computacional, e para a expansão da balística, física nuclear, e física teórica. Em 1943 o Supremo Tribunal dos Estados Unidos acreditou-o como sendo o inventor do rádio. Muitos das suas realizações foram usadas, com alguma controvérsia, para apoiar várias pseudociências, teorias sobre OVNIs, e as primeiras formas de ocultismo New Age.
Em 1882 deslocou-se para Paris, França para trabalhar como engenheiro na "Continental Edison Company", projetando aperfeiçoamentos em equipamentos elétricos.
Em 1880, mudou-se para Budapeste para trabalhar sob a direção de Tivadar Puskás numa companhia de telegrafia, a Companhia Nacional de Telefones. Enquanto aí, conheceu Nebojša Petrović, um jovem inventor sérvio que vivia na Áustria. Embora o encontro de ambos fosse breve, trabalharam em conjunto num projeto que utilizava turbinas gêmeas para criar energia continuamente. Quando começaram as comunicações telefônicas em Budapeste em 1881, Tesla tornou-se o electricista-chefe da companhia, e mais tarde engenheiro do primeiro sistema telefônico do país. Desenvolveu também um aparelho que, de acordo com alguns, era um repetidor ou amplificador de telefone, mas que segundo outros poderia ter sido o primeiro altofalante.
Em junho de 1884, Tesla mudou-se para os Estados Unidos, estabelecendo-se em Nova Iorque. Foi contratado para trabalhar para Thomas Alva Edison em sua Edison Machine Works no bairro Lower East Side em Manhattan. O trabalho de Tesla para Edison começou como simples engenheiro eletricista instalando e reparando lâmpadas incandecentes e rapidamente progrediu para a solução de problemas mais difíceis como remontar geradores de corrente contínua e até projetar vinte e quatro diferentes tipos de máquinas que acabaram se tornando padrões na empresa.
Tesla ofereceu-se para reprojetar completamente a área de geradores elétricos de corrente contínua da Edison Company's. Em 1885, ele disse que poderia reprojetar os ineficientes motores e geradores de Edison, fazendo melhorias de serviço e economia. Conforme Tesla, Edison respondeu: "Você terá 50 mil dólares se conseguir fazê-lo." Isso foi uma declaração incomum para Edison, cuja companhia não tinha essa quantidade em caixa. Depois de meses de trabalho, Tesla completou a tarefa e foi questionado quanto ao pagamento. Edison, dizendo que ele estava apenas brincando, respondeu: "Tesla, você não entende nosso humor americano." Em vez disso, Edison ofereceu dez dólares de aumento semanal sobre o salário de 18 dólares semanais de Tesla. Tesla recusou e imediatamente demitiu-se.
Logo após romper com Edson, encontrou Rahway que o apoiou em sua idéia de arco-iluminação usando um eletro-ímã para uniformizar a alimentação do cabono e consequentemente a luminosidade também, mas assim que o empresário encontrou um método lucrativo Tesla foi demitido, sendo então obrigado a voltar para New York onde começou a cavar valas, justamente as valas para os cabos de conexão de Western Union Telegraph Company, onde seu supervisor, Alfred S. Brown, pôde perceber a capacidade do inventor em relação às correntes, o apresentando para seu amigo advogado, Charles Peck, ambos o apoiaram e financiaram em 1886, e com mais alguns financiadores, Tesla, em abril de 1887 abriu a Tesla Eletric Company, com isso ele demonstrou as suas primeiras correntes alternada polifásicas, porém, o foco dos investidores era na lâmpada elétrica, e não na sua distribuição cuja aplicação era limitada, foi assim que os empresários foram abandonando o apoio e a empresa acabou sem nenhum lucro para Tesla.
Este foi o início da "guerra das correntes", onde Tesla por mais que demonstrasse a eficácia de corrente alternada, ainda perdia para o desejo de lucro dos empresários com a corrente contínua.
Em 1887, consegue realizar um contrato com um grande investidor e vende a sua patente da corrente alternada a George Westinghouse, que convence o governo americano a adotar o modelo-padrão de corrente alternada como meio mais eficiente para a distribuição de energia elétrica, contrariando interesses de seu antigo empregador Thomas Edison e vencendo a "Guerra das correntes".
Em 1893 na feira Mundial de Chigaco Tesla demostrou transferência de energia elétrica sem fio
Quando viaja pelos Estados Unidos e Europa, a partir de 1891, apresenta novos ensaios científicos, detalhando aplicações insuspeitadas sobre a aplicação da corrente alternada de alta frequência e várias outras descobertas. Desenvolve a partir desse período um conjunto extenso de inventos para produção e uso da eletricidade, como o motor elétrico e registra outra centena de patentes, como o acoplamento de dois circuitos por indução mútua, princípio adotado nos primeiros geradores industriais de ondas hertz, o princípio e metodologia de criar energia (corrente alternada) através de campo magnético rotativo, o motor assíncrono de campo giratório, entre outros.
Inventou também a corrente polifásica , comutadores elétricos e ligação em estrela, novos tipos de geradores e transformadores (bobina de Tesla), comunicação sem fio, a lâmpada fluorescente, controle remoto por rádio e protótipos de transmissão de energia.
Tesla era fluente em muitos idiomas. Além do sérvio, falava ainda sete outras línguas: checo, inglês, francês, alemão, húngaro, italiano e latim.
Tesla pode ter sofrido de transtorno obsessivo-compulsivo, e tinha muitas manias e fobias pouco habituais. Fazia as coisas de acordo com o número três, e era inflexível em relação a ficar em quartos de hotel cujo número era divisível por três. Tesla era também notado por ficar fisicamente revoltado por joalharia, sobretudo brincos de pérola. Era fastidioso acerca da limpeza e higiene, e era, segundo a opinião corrente, misofóbico.
Tesla era obcecado por pombos, encomendando sementes especiais para os pombos que alimentava no Central Park e chegando mesmo a trazer alguns com ele para o seu quarto de hotel. Tesla era um amante de animais, lembrando-se muitas vezes com contentamento dum gato que tinha tido na infância, "O Magnífico Macak." Tesla nunca se casou. Era celibatário e afirmava que a castidade era muito útil às suas capacidades científicas. No entanto, existiram numerosos relatos de mulheres disputando a afeição de Tesla, algumas mesmo loucas de amor por ele. Tesla, embora delicado, reagia de um modo ambivalente a essas mulheres, no sentido romântico.
Mas nem todo mundo sabe que o nome Tesla só foi alçado ao estrelato há pouco tempo. Quando faleceu, em 7 de janeiro de 1943, aos 86 anos, o inventor vivia sozinho em um quarto de hotel em Nova York e não recebia tanto reconhecimento.
O corpo de Tesla só foi encontrado porque uma das camareiras do New Yorker Hotel decidiu ignorar a placa de “Por favor, não perturbe” que já estava há dois dias pendurada na porta do quarto 3327, onde ele morava.
É sabido que ele não gostava de posar para fotografias, por isso existem tão poucos registros do inventor durante a vida – o que torna essa imagem, retirada do documentário "Tesla – Master of Lightning", ainda mais impressionante. Ela é o último registro de um gênio antes de sua morte.
Em 1882 deslocou-se para Paris, França para trabalhar como engenheiro na "Continental Edison Company", projetando aperfeiçoamentos em equipamentos elétricos.
Bobina de Tesla
Em 1880, mudou-se para Budapeste para trabalhar sob a direção de Tivadar Puskás numa companhia de telegrafia, a Companhia Nacional de Telefones. Enquanto aí, conheceu Nebojša Petrović, um jovem inventor sérvio que vivia na Áustria. Embora o encontro de ambos fosse breve, trabalharam em conjunto num projeto que utilizava turbinas gêmeas para criar energia continuamente. Quando começaram as comunicações telefônicas em Budapeste em 1881, Tesla tornou-se o electricista-chefe da companhia, e mais tarde engenheiro do primeiro sistema telefônico do país. Desenvolveu também um aparelho que, de acordo com alguns, era um repetidor ou amplificador de telefone, mas que segundo outros poderia ter sido o primeiro altofalante.
Motor trifásico de Indução de Tesla
Em junho de 1884, Tesla mudou-se para os Estados Unidos, estabelecendo-se em Nova Iorque. Foi contratado para trabalhar para Thomas Alva Edison em sua Edison Machine Works no bairro Lower East Side em Manhattan. O trabalho de Tesla para Edison começou como simples engenheiro eletricista instalando e reparando lâmpadas incandecentes e rapidamente progrediu para a solução de problemas mais difíceis como remontar geradores de corrente contínua e até projetar vinte e quatro diferentes tipos de máquinas que acabaram se tornando padrões na empresa.
Campo Magnético Girante no motor de indução
Tesla ofereceu-se para reprojetar completamente a área de geradores elétricos de corrente contínua da Edison Company's. Em 1885, ele disse que poderia reprojetar os ineficientes motores e geradores de Edison, fazendo melhorias de serviço e economia. Conforme Tesla, Edison respondeu: "Você terá 50 mil dólares se conseguir fazê-lo." Isso foi uma declaração incomum para Edison, cuja companhia não tinha essa quantidade em caixa. Depois de meses de trabalho, Tesla completou a tarefa e foi questionado quanto ao pagamento. Edison, dizendo que ele estava apenas brincando, respondeu: "Tesla, você não entende nosso humor americano." Em vez disso, Edison ofereceu dez dólares de aumento semanal sobre o salário de 18 dólares semanais de Tesla. Tesla recusou e imediatamente demitiu-se.
Projeto de barco do primeiro controle remoto de Tesla
Logo após romper com Edson, encontrou Rahway que o apoiou em sua idéia de arco-iluminação usando um eletro-ímã para uniformizar a alimentação do cabono e consequentemente a luminosidade também, mas assim que o empresário encontrou um método lucrativo Tesla foi demitido, sendo então obrigado a voltar para New York onde começou a cavar valas, justamente as valas para os cabos de conexão de Western Union Telegraph Company, onde seu supervisor, Alfred S. Brown, pôde perceber a capacidade do inventor em relação às correntes, o apresentando para seu amigo advogado, Charles Peck, ambos o apoiaram e financiaram em 1886, e com mais alguns financiadores, Tesla, em abril de 1887 abriu a Tesla Eletric Company, com isso ele demonstrou as suas primeiras correntes alternada polifásicas, porém, o foco dos investidores era na lâmpada elétrica, e não na sua distribuição cuja aplicação era limitada, foi assim que os empresários foram abandonando o apoio e a empresa acabou sem nenhum lucro para Tesla.
Turbina de Tesla 1909
Em 1887, consegue realizar um contrato com um grande investidor e vende a sua patente da corrente alternada a George Westinghouse, que convence o governo americano a adotar o modelo-padrão de corrente alternada como meio mais eficiente para a distribuição de energia elétrica, contrariando interesses de seu antigo empregador Thomas Edison e vencendo a "Guerra das correntes".
Em 1893 na feira Mundial de Chigaco Tesla demostrou transferência de energia elétrica sem fio
Quando viaja pelos Estados Unidos e Europa, a partir de 1891, apresenta novos ensaios científicos, detalhando aplicações insuspeitadas sobre a aplicação da corrente alternada de alta frequência e várias outras descobertas. Desenvolve a partir desse período um conjunto extenso de inventos para produção e uso da eletricidade, como o motor elétrico e registra outra centena de patentes, como o acoplamento de dois circuitos por indução mútua, princípio adotado nos primeiros geradores industriais de ondas hertz, o princípio e metodologia de criar energia (corrente alternada) através de campo magnético rotativo, o motor assíncrono de campo giratório, entre outros.
Mark Twain em visita ao laboratório de Tesla em 1894
Inventou também a corrente polifásica , comutadores elétricos e ligação em estrela, novos tipos de geradores e transformadores (bobina de Tesla), comunicação sem fio, a lâmpada fluorescente, controle remoto por rádio e protótipos de transmissão de energia.
Tesla era fluente em muitos idiomas. Além do sérvio, falava ainda sete outras línguas: checo, inglês, francês, alemão, húngaro, italiano e latim.
Tesla pode ter sofrido de transtorno obsessivo-compulsivo, e tinha muitas manias e fobias pouco habituais. Fazia as coisas de acordo com o número três, e era inflexível em relação a ficar em quartos de hotel cujo número era divisível por três. Tesla era também notado por ficar fisicamente revoltado por joalharia, sobretudo brincos de pérola. Era fastidioso acerca da limpeza e higiene, e era, segundo a opinião corrente, misofóbico.
Geradores de Corrente Alternada de Tesla
Tesla era obcecado por pombos, encomendando sementes especiais para os pombos que alimentava no Central Park e chegando mesmo a trazer alguns com ele para o seu quarto de hotel. Tesla era um amante de animais, lembrando-se muitas vezes com contentamento dum gato que tinha tido na infância, "O Magnífico Macak." Tesla nunca se casou. Era celibatário e afirmava que a castidade era muito útil às suas capacidades científicas. No entanto, existiram numerosos relatos de mulheres disputando a afeição de Tesla, algumas mesmo loucas de amor por ele. Tesla, embora delicado, reagia de um modo ambivalente a essas mulheres, no sentido romântico.
Mas nem todo mundo sabe que o nome Tesla só foi alçado ao estrelato há pouco tempo. Quando faleceu, em 7 de janeiro de 1943, aos 86 anos, o inventor vivia sozinho em um quarto de hotel em Nova York e não recebia tanto reconhecimento.
Monumento de Tesla, Niagara Falls, Canadá
O corpo de Tesla só foi encontrado porque uma das camareiras do New Yorker Hotel decidiu ignorar a placa de “Por favor, não perturbe” que já estava há dois dias pendurada na porta do quarto 3327, onde ele morava.
É sabido que ele não gostava de posar para fotografias, por isso existem tão poucos registros do inventor durante a vida – o que torna essa imagem, retirada do documentário "Tesla – Master of Lightning", ainda mais impressionante. Ela é o último registro de um gênio antes de sua morte.
Nikola Tesla aos 86 anos
Um monumento a Tesla foi construído no Queen Victoria Park, Nova Iorque, EUA. Este monumento é uma cópia do monumento que se encontra em frente da Faculdade de Engenharia Eletrotécnica da Universidade de Belgrado. Um outro monumento a Tesla, que o representa sobre uma porção de um alternador, foi construído nas Cataratas do Niágara, Ontario, Canadá. O monumento foi inaugurado oficialmente no Domingo, 9 de Julho de 2006 no 150º aniversário do nascimento de Tesla. O monumento foi patrocinado pela Igreja Sérvia de São Jorge, Cataratas do Niágara, e concebida por Les Drysdale de Hamilton, Ontário. O projeto de Drysdale foi o vencedor numa competição internacional. O Aeroporto Internacional de Belgrado chama-se "Aeroporto de Belgrado Nikola Tesla"
Museu Nikola Tesla em Belgrado, Sérvia
CORRENTE ALTERNADA DE TESLA X CORRENTE CONTÍNUA DE EDISON
A Guerra das Correntes (ou Batalha das Correntes) foi uma disputa entre George Westinghouse e Thomas Edison que ocorreu nas duas últimas décadas do século XIX. Os dois tornaram-se adversários devido à campanha publicitária de Edison pela utilização da corrente contínua para distribuição de eletricidade, em contraposição à corrente alternada, defendida por Westinghouse e Nikola Tesla.
A Guerra das Correntes (ou Batalha das Correntes) foi uma disputa entre George Westinghouse e Thomas Edison que ocorreu nas duas últimas décadas do século XIX. Os dois tornaram-se adversários devido à campanha publicitária de Edison pela utilização da corrente contínua para distribuição de eletricidade, em contraposição à corrente alternada, defendida por Westinghouse e Nikola Tesla.
Durante os primeiros anos de fornecimento de eletricidade, a corrente continua foi determinada como padrão nos Estados Unidos e Edison não estava disposto a perder os rendimentos de sua patente. A corrente contínua funciona bem com lâmpadas incandescentes, responsáveis pela maior parte do consumo diário de energia, e com motores. Tal corrente podia ser diretamente utilizada em baterias de armazenamento, promovendo valiosos níveis de carregamento e reservas energéticas durante possíveis interrupções do funcionamento dos geradores. Os geradores de corrente contínua podiam ser facilmente associados em paralelo, permitindo a economia de energia através do uso de dispositivos menores durante períodos de alto consumo elétrico, além de melhorar a confiabilidade. O sistema de Edison inviabilizava qualquer motor a corrente alternada. Edison havia inventado um medidor para permitir que a energia fosse cobrada proporcionalmente ao consumo, mas o medidor funcionava apenas com corrente contínua. Até 1882, estas eram as únicas vantagens técnicas significantes do sistema de corrente contínua.
A partir de um trabalho com campos magnéticos rotacionais, Tesla desenvolveu um sistema de geração, transmissão a longas distâncias e uso da energia elétrica proveniente de corrente alternada. Tesla fez uma parceria com George Westinghouse para comercializar esse sistema. Westinghouse comprou com antecedência os direitos das patentes do sistema polifásico de Tesla, além de outras patentes de transformadores de corrente alternada, de Lucien Gaulard e John DixonHavia diversas explicações para essa rivalidade. Edison era um experimentador voraz, mas não era matemático.
A partir de um trabalho com campos magnéticos rotacionais, Tesla desenvolveu um sistema de geração, transmissão a longas distâncias e uso da energia elétrica proveniente de corrente alternada. Tesla fez uma parceria com George Westinghouse para comercializar esse sistema. Westinghouse comprou com antecedência os direitos das patentes do sistema polifásico de Tesla, além de outras patentes de transformadores de corrente alternada, de Lucien Gaulard e John DixonHavia diversas explicações para essa rivalidade. Edison era um experimentador voraz, mas não era matemático.
A corrente alternada não pode ser devidamente entendida ou aproveitada sem um conhecimento substancial de matemática e física, o que Tesla possuía. Tesla havia trabalhado para Edison, mas foi subestimado (por exemplo, quando soube das ideias de Tesla da transmissão de energia por corrente alternada, Edison recusou-as: "As ideias (de Tesla) são magníficas, mas não são nada práticas." Maus sentimentos foram exacerbados quando Tesla foi enganado por Edison ao prometer-lhe uma recompensa por seu trabalho. Edison, mais tarde, teria se arrependido, por não ter ouvido Tesla e utilizado corrente alternada Gibbs e dessa forma driblando o monopólio de patentes reivindicado por Thomas Edison.
A resposta de Edison às limitações do sistema de corrente contínua foi simplesmente gerar energia nos locais próximos ao consumidor (hoje chamado de geração distribuída), além de instalar condutores de grandes dimensões para lidar com a crescente demanda de eletricidade. Porém, tal solução mostrou-se dispendiosa (especialmente em zonas rurais que não podiam conceder recursos para a construção de uma estação local ou pagar pela grande quantidade de grossos fios de cobre), não prática (incluindo, mas não se limitando, uma ineficiente conversão de tensão), e de difícil manejo. Edison e seus sócios, no entanto, teriam se beneficiado amplamente a partir da construção de um grande número de usinas elétricas, necessárias para a introdução da eletricidade em várias comunidades.
A corrente contínua não podia ser facilmente alterada para uma tensão menor ou maior. Isto significava que linhas elétricas tinham de ser instaladas separadamente, a fim de prover energia para aparelhos que funcionavam a diferentes tensões, por exemplo, a iluminação e os motores elétricos. Isso levou a um aumento do número de cabos para instalação e sustentação, desperdiçando dinheiro e introduzindo riscos desnecessários. Um certo número de mortes da Grande Nevasca de 1888 foi atribuído ao desabamento dos cabos suspensos de energia em Nova York.
Já a corrente alternada podia ser conduzida: a longas distâncias em altas tensões e a baixas correntes, utilizando condutores mais finos (portanto, com maior eficiência de transmissão), e depois era convenientemente diminuída para baixas tensões, para a utilização em residências e fábricas. Quando Tesla introduziu o sistema de geradores, transformadores, motores, fios e luzes a corrente alternada, em novembro e dezembro de 1887, tornou-se claro que esse tipo de corrente era o destino futuro para a distribuição de energia elétrica, embora o sistema contínuo fosse utilizado nos centros das áreas metropolitanas por décadas subsequentes.
A baixa frequência (50 a 60 Hz) da corrente alternada pode ser mais perigosa do que níveis similares de corrente contínua, uma vez que as flutuações alternadas podem fazer com que o coração perca a coordenação do ritmo cardíaco ao provocar a fibrilação ventricular, que rapidamente leva à morte dentro de seis a oito minutos, por deficiência de oxigênio no cérebro e na medula óssea. No entanto, qualquer sistema de distribuição prático utiliza níveis de tensão suficientes o bastante para que uma quantidade perigosa de corrente flua, seja corrente contínua ou alternada. Apesar da precaução contra a eletrocussão ser similar, em última análise as vantagens da transmissão de energia por corrente alternada compensa esse risco teórico, por isso acabou sendo adotada como padrão mundial.
A resposta de Edison às limitações do sistema de corrente contínua foi simplesmente gerar energia nos locais próximos ao consumidor (hoje chamado de geração distribuída), além de instalar condutores de grandes dimensões para lidar com a crescente demanda de eletricidade. Porém, tal solução mostrou-se dispendiosa (especialmente em zonas rurais que não podiam conceder recursos para a construção de uma estação local ou pagar pela grande quantidade de grossos fios de cobre), não prática (incluindo, mas não se limitando, uma ineficiente conversão de tensão), e de difícil manejo. Edison e seus sócios, no entanto, teriam se beneficiado amplamente a partir da construção de um grande número de usinas elétricas, necessárias para a introdução da eletricidade em várias comunidades.
A corrente contínua não podia ser facilmente alterada para uma tensão menor ou maior. Isto significava que linhas elétricas tinham de ser instaladas separadamente, a fim de prover energia para aparelhos que funcionavam a diferentes tensões, por exemplo, a iluminação e os motores elétricos. Isso levou a um aumento do número de cabos para instalação e sustentação, desperdiçando dinheiro e introduzindo riscos desnecessários. Um certo número de mortes da Grande Nevasca de 1888 foi atribuído ao desabamento dos cabos suspensos de energia em Nova York.
Patente de Tesla de um Dínamo Elétrico
Já a corrente alternada podia ser conduzida: a longas distâncias em altas tensões e a baixas correntes, utilizando condutores mais finos (portanto, com maior eficiência de transmissão), e depois era convenientemente diminuída para baixas tensões, para a utilização em residências e fábricas. Quando Tesla introduziu o sistema de geradores, transformadores, motores, fios e luzes a corrente alternada, em novembro e dezembro de 1887, tornou-se claro que esse tipo de corrente era o destino futuro para a distribuição de energia elétrica, embora o sistema contínuo fosse utilizado nos centros das áreas metropolitanas por décadas subsequentes.
A baixa frequência (50 a 60 Hz) da corrente alternada pode ser mais perigosa do que níveis similares de corrente contínua, uma vez que as flutuações alternadas podem fazer com que o coração perca a coordenação do ritmo cardíaco ao provocar a fibrilação ventricular, que rapidamente leva à morte dentro de seis a oito minutos, por deficiência de oxigênio no cérebro e na medula óssea. No entanto, qualquer sistema de distribuição prático utiliza níveis de tensão suficientes o bastante para que uma quantidade perigosa de corrente flua, seja corrente contínua ou alternada. Apesar da precaução contra a eletrocussão ser similar, em última análise as vantagens da transmissão de energia por corrente alternada compensa esse risco teórico, por isso acabou sendo adotada como padrão mundial.
Edison realizou uma campanha para desestimular o uso da corrente alternada, inclusive divulgando notícias de acidentes fatais com corrente alternada, ao matar animais publicamente e ao pedir votos contra o uso da corrente alternada em legislaturas estaduais. Edison ordenou que seus técnicos, principalmente Arthur Kennelly e Harold P. Brown, comandassem os vários sacrifícios de animais com corrente alternada, principalmente gatos e cães vadios, mas também gado bovino e equino indesejável a até uma elefanta chamada Topsy. Sob essas ordens, eles foram à imprensa para demonstrar que a corrente alternada era mais perigosa que o sistema de Edison de corrente contínua.
Ele também tentou popularizar o termo being electrocuted (ser eletrocutado) como ser "Westinghoused". Anos depois, a corrente contínua tinha perdido a "guerra das correntes", em 1902, sua equipe de filmagem, supervisionada por funcionários de Edison, fez um vídeo da eletrocussão a alta tensão com corrente alternada de Topsy, um elefante de circo da Coney Island que recentemente tinha matado um homem.
Eletrocussão da Elefanta Topsy em 1903 com 6.600Volts
Edison se opunha à pena de morte, mas seu desejo de rebaixar o sistema de corrente alternada o levou a inventar a cadeira elétrica. Harold P. Brown, que nessa época estava sendo pago por Edison, em segredo, construiu a primeira cadeira elétrica para o estado de Nova Iorque, a fim de promover a ideia de que a corrente alternada era mais mortal que a contínua.
Quando a cadeira foi utilizada pela primeira vez, em 6 de agosto de 1890, os técnicos presentes não souberam calcular a tensão necessária para eletrocutar o preso condenado, William Kemmler. O primeiro choque elétrico não foi suficiente para matá-lo, deixando-o apenas seriamente ferido. O processo teve que ser repetido e um repórter presente o descreveu como "um terrível espetáculo, muito pior que enforcamento." George Westinghouse comentou: "Eles teriam feito melhor se tivessem usado um machado".
Eletrocussão da Elefanta Topsy em 1903 com 6.600Volts
Edison se opunha à pena de morte, mas seu desejo de rebaixar o sistema de corrente alternada o levou a inventar a cadeira elétrica. Harold P. Brown, que nessa época estava sendo pago por Edison, em segredo, construiu a primeira cadeira elétrica para o estado de Nova Iorque, a fim de promover a ideia de que a corrente alternada era mais mortal que a contínua.
Quando a cadeira foi utilizada pela primeira vez, em 6 de agosto de 1890, os técnicos presentes não souberam calcular a tensão necessária para eletrocutar o preso condenado, William Kemmler. O primeiro choque elétrico não foi suficiente para matá-lo, deixando-o apenas seriamente ferido. O processo teve que ser repetido e um repórter presente o descreveu como "um terrível espetáculo, muito pior que enforcamento." George Westinghouse comentou: "Eles teriam feito melhor se tivessem usado um machado".
Cadeira Elétrica
Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nikola_Tesla
https://www.megacurioso.com.br/acontecimentos-historicos/100569-esta-foto-e-o-ultimo-registro-de-nikola-tesla-durante-a-vida.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_das_Correntes
https://www.youtube.com/watch?v=VD0Q5FeF_wU
Comentários
Postar um comentário